terça-feira, 29 de junho de 2010

o recomeçar

começar de novo, sacudir a poeira, reerguer-se, voltar ao início, ressurgir das cinzas.
recomeçar não é simples e, muitas vezes, não é fácil.


há algumas semanas atrás o ritmo de sono do tito piorou e fazer ele dormir passou a ser um verdadeiro desafio diário (e com proporções muito maiores para a nanã que para mim, assumo). a rotina de "acalmar" a casa ao anoitecer, colocá-lo no sling, por as duas músicas do beirut que ele curte e balançar em passos ritmados e constantes não estava mais funcionando bem para fazê-lo dormir e engatar no sono da noite. além de ter começado a demorar pra ele dormir desse jeito (nosso palpite é que ele "sacou" que a gente estava pondo-o para dormir e aí ele protestava a fortes pulmões), o tito passou a acordar mais vezes ao longo da madrugada e só acalmava se mamasse no peito ou se eu o colocasse no sling e ficasse um bom tempo balançando.
não dava mais, mudamos.


paramos com a cama compartilhada, montamos o berço dele em nosso quarto e combinamos de fazer uma transição do nosso quarto para o quarto dele de forma gradual.
a estadia dele com o berço em nosso quarto durou pouco, porque ele estava muito agitado e acordar várias vezes, tirá-lo do berço e colocá-lo de novo também estava nos matando.
não dava mais, mudamos.


põe o berço e o tito (necessariamente nessa ordem) no quarto dele e vamos torcer para dar certo.
nas primeiras noites deu certo, mas depois ele voltou a se agitar e a acordar demais no sono noturno e deixara agora não só a nanã e a mim insones, mas também a minha irmã, que felizmente fica conosco ao longo da semana e, quando está por aqui, dorme no quarto do pequeno.
mudamos novamente.


como ainda não queremos cobrar dele a maturidade para que durma sozinho e se acalme e se conforte por conta própria, ele voltou ao nosso quarto e assim reavivamos a cama compartilhada, agora com uma rotina um pouco diferente da de antes: sem música, sem sling, quem faz ele dormir de noite é apenas a nanã e com ele mamando. depois vão os dois para a cama e dormem.
se ele dá uma acordadinha de leve de madrugada, nanã dá de mamar e ele volta a dormir, caso contrário, eu pego-o no colo e fico até que ele durma.
por enquanto tem funcionado bem, mas já estamos ok com a idéia de que isso pode mudar em breve (ou não), dependendo do sono dele.


e assim a gente segue, buscando no recomeço um lugar mais confortável que o comodismo.




p.s.: deixá-lo chorando em seu quarto, no berço, sem dar assistência por algumas noites até que ele "aprenda" a dormir sozinho é sim uma opção. mas a gente sempre a descarta.


p.s. 2: eu to de volta.


imagem: windows restart icon (criado por http://www.deleket.com/)

4 comentários:

  1. Saudades dos seus posts!!! Saudades de vcs!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Felipe, é a primeira vez que comentoaqui no blog, mas já acompanhava ele faz tempo.Adorei que você voltou a escrever, pois me identifico demais com a "parentagem" que vcs praticam. E acho que seu Tito é bem parecido com minha Alice.
    Tb praticamos cama compartilhada, ainda amamento (ela tem 9 meses) e nunca deixamos ela ficar chorando só.
    Sei bem que o cansaço bate com essa levada e é muito importante o apoio de companheiro.
    Olha, talvez o Tito esteja pssando pela angústia da separação, que começa a acontecer por volta do oitavo mês, que é qd o bebê começa a tomar consciência que ele e a mãe são duas pessoas diferentes. Daí ele começar a requisitar mais atenção dela, especialmente à noite.
    A filhota aqui tá nessa agora, mas o lance é continuar tendo paciência e muito amor, que essa fase passa.
    Força pra vcs e continue escrevendo. É sempre bom conhecer mais a visão masculina do cuidar.
    Abraços.

    ResponderExcluir