terça-feira, 23 de março de 2010

banho de balde



em 1996, na holanda, criaram o tummytub, ou o "balde" que você vê aí na foto.
a idéia é bem simples, mas muito eficaz: tornar o banho do bebê o mais próximo possível do ambiente com o qual ele estava acostumado por meses, durante o período de gestação (calor constante da mãe, água, espaço restrito e aconchegante, posição fetal).

para o banho ser bacana e relaxante assim não é preciso de fato ter o próprio tummytub; um balde convencional, porém com a abertura um pouco mais larga e estrutura resistente, serve bem ao propósito e deixa o bebê tão calmo e feliz quanto.

desde seu segundo dia de vida o tito toma banho de balde e adora.
ele até já chegou a dormir no banho, de tão relaxado que ficou!
se não for no balde, damos banho com ele no chuveiro, em pé (banho dois em um mesmo).

há mais ou menos um mês atrás o tito tentou por várias vezes fazer força para ficar em pé no meio do banho e isso começou a nos preocupar, porque a coisa parecia que iria se tornar arriscada (perigo do balde virar, dele bater a cabeça na borda por conta dos movimentos de tentativas doidas de pulo, etc).

em todas as vezes que isso aconteceu a gente pegava os pés dele e puxava numa boa pra cima de novo, fazendo com que ele ficasse com o bumbum na base, costas bem apoiadas, pernas pra cima.
funcionou.
parece que ele sacou que o banho sentadinho continua sendo legal e aconchegante e ele tem deixado as tentativas de pulo para quando está em terra firme  ou, no caso dele, em colchão firme.


--
foto: arquivo pessoal

3 comentários:

  1. Olá Felipe .
    Linda foto e a idéia toda é inspiradora. Lógico que o Marquinhos vai pro balde.
    Obrigado pela dica
    João Ricardo Keunecke

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, cheio de assuntos tão comuns em blogs femininos, mas, surpresa! Parabéns pela iniciativa e pela linda família. Lindo o tito!
    Minha bebê só toma banho de balde e adora!
    Super recomendo!
    visite o meu blog
    jardimdeom.blogspot.com
    Namastê
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe, adorei seu blog! muito interessante..
    Sou acadêmica da PUC de SC e estou fazendo TCC sobre esse assunto, gostaria de saber se você poderia responder algumas perguntas sobre como é praticar esse banho, posso mandar por e-mail o questionário se quiser.

    Preciso comprovar os benefícios dessa técnica aos bebês. Por que tenho como objetivo uma nova proposta de produto que atenda as necessidades dos bebês.
    Seria muito interessante e iria ajudar muito na minha pesquisa.

    Se tiver alguma pergunta, fique a vontade e agradeço sua atenção.
    Aguardo sua resposta, obrigada, abraços

    Letícia Floriani

    ResponderExcluir