quarta-feira, 10 de março de 2010

a tal da cama compartilhada


para alguns, é tabu; para outros, a salvação.
desde que nos tornamos pais, ouvimos amores e dissabores em relação a cama compartilhada com os filhos e por isso resolvi perguntar mais e mais para quem tem filho o que acham a respeito, se concordam, se já tentaram, quais foram suas experiências etc e tal.

no geral, o grande medo encontrado nas pessoas é do filho se tornar dependente e manhoso demais por dormir na mesma cama que os pais.
outros defendem bastante a idéia de compartilhar a cama por várias razões: praticidade para a mãe amamentar; mais tranquilidade para os pais, já que o bebê está ali ao lado; sono mais prolongado do bebê, por estar cercado pelo cheiro da mãe, com fácil acesso ao peito para mamar quando quiser, calor humano, e a lista segue...

a gente tentou por uma semana deixar o tito no berço em nosso próprio quarto.
nada feito.
ele acordava a cada hora, se mexia muito, resmungava, a nanã tinha que se levantar a todo instante pra ver se era fome ou alguma outra coisa.
não demorou para a gente deixá-lo dormir conosco na cama, mas aí surgiram alguns pequenos problemas: ele não podia ficar em nenhum canto da cama para não correr o risco de bater com a cara na parede ou cair no chão, se ficasse do outro lado. ok, deixa o menino no meio. mas aí a nanã passou a dormir pior ainda, pois eu me mexo muito e ela passava as noites com um olho aberto e outro fechado pra garantir que eu não rolasse sobre o tito.
(aliás, num dia eu tava de costas para ele e comecei a me virar para ficar de barriga pra cima, quando senti uma mão impedindo meu movimento, segurando minhas costas. ela, com seus poderes de jedi, abriu os olhos naquele exato instante e garantiu que eu não virasse pra cima do tito. ufa).

legal, o jeito é ter uma cama king size.
tá, não vai rolar...
a gente desistiu de ter cama, colocou nosso colchão de casal no chão, acoplou um colchão de solteiro ao lado e bingo, nossa king size estava improvisada ao nosso jeito e o tito teria todo espaço do colchão de solteiro para dormir, com a nanã logo ao lado, já em nosso colchão de casal.
o resultado foi ótimo!
noites melhores e mais prolongadas, bebê dormindo mais tranquilo e mamando as vezes sem acordar (!), esposa um pouco mais disposta ao acordar (pois não teve que se levantar da cama várias vezes na noite), pai com mais espaço para se virar, e se virar, e se virar e... bom, vocês entenderam.

por enquanto, estamos contentes com a escolha e certos de que fizemos o melhor, tanto para ele como para nós.
sobre o medo da criança se tornar dependente e manhosa demais citado no início do post, bem, nós não acreditamos nisso.
acreditamos que quanto mais carinho e afeto os pais darem nos primeiros meses de vida dos filhos, menos carentes e manhosos eles serão no futuro, pois tem a certeza de que são amados, queridos e de que seus pais tem muito afeto e carinho para dar quando eles precisarem, sem que nenhuma barra precise ser forçada.

e você, o que acha?
diz aí a sua visão ou experiência sobre o assunto.

5 comentários:

  1. Um colchão king seria beeem legal, mas na impossibilidade de ter um, nosso improviso ficou excelente. Além de tudo isso, é delicioso acordar pertinho. Brincar, rir, ai, bom demais. Qual o mamífero que não gosta de ficar com sua cria por perto?

    ResponderExcluir
  2. A Luana sempre dormindo em nosso quarto, no berço ao lado da cama. Quer dizer, dorme no berço até umas 2 da manhã no máximo. Depois vem para cama com a gente. Que delícia!
    E melhor ainda agora que compramos uma king. Mas acreditem, ela ocupa mais espaçco que nós..rsrs

    Aqui nós amamos cama compartilhada e acreditamos só trazer benefícios para todos.

    Beijos
    Tati da Luana

    ResponderExcluir
  3. Assim que vivenciei a necessidade de levantar no meio da noite para amamentar, trouxe o Caio para a cama numa boa. A cama não é grande, mas nós três temos nos entendido bem, com o Caio no meio. Seu sono começa no carrinho, virado para mim e grudado na cama, e termina na própria, após a primeira acordada para mamar (em geral já umas 6h da manhã). Adoro dormir ao ladinho do Caio, acordar vendo seu sorrisão e colocá-lo para mamar deitadinho comigo, mas confesso que adoro também me esparramar gostoso na cama, agarrar bastante meu marido, namorar sem restrição de espaço... por isso divido o tempo. Não penso nesse negócio de ficar mal acostumado, porque pretendo transferi-lo para o berço quando ele começar a dormir direto pelo mesmo tempo que eu (umas 9 horas, hehehe). Acredito que isso ocorrerá naturalmente e que não tenho com o que me preocupar. E se de vez em quando a vontade de ficar juntinho for só saudade, que mal tem, né?
    Beijos da Quel!

    ResponderExcluir
  4. Amava dormir com minha mãe, rs
    Papai dormia encolhidinho, tadinho
    Hj não me considero dependente deles de um modo patológico,
    Vamos relaxar, não?
    Parabéns pelo texto, aliás pelo blog todo, amei!!!

    ResponderExcluir
  5. compre desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 produtos
    ... ... ... ... ... ...
    CERCADO DE BEBE

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Cercado&IDCategoria=110

    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir