segunda-feira, 16 de novembro de 2009

balde 2: é perigoso sair com bebê recém-nascido na rua?

quando a nanã e eu saíamos com o tito à rua nas primeiras semanas várias pessoas nos olhavam e disparavam a implacável pergunta "já saindo com ele assim tão cedo?!".

procurei levianamente sobre o assunto e a orientação dos médicos é sempre algo como:
não há problema em sair com o recém-nascido desde que se evite lugares muito aglomerados, com pouca ventilação e más condições de higiene.


o tito nasceu em casa, pois preferimos o parto doméstico.
em sua segunda semana de vida tive que acompanhar a nanã ao hospital para ela fazer alguns exames e levei-o conosco.
algumas pessoas da família buzinaram, indignadas: "tem que levar esse menino daqui, não é seguro ele ficar no hospital".
engraçado é que as mesmas pessoas contavam que ele nasceria aonde? num hospital!
vai entender...

a neonatologista que acompanhou o nascimento do tito disse que certa vez a uma paciente que teve bebê no hospital perguntou alguns dias depois se poderia sair na rua com o recém-nascido.
a resposta:
_ você não teve seu filho no hospital e depois foi com ele para sua casa? então você JÁ saiu com ele na rua.


acho que isso encerra a questão.


abraço.

4 comentários:

  1. "o bebê está pronto pra sair quando seus pais estiverem prontos pra sair com ele", disse a dra. Nina =)
    besos.

    ResponderExcluir
  2. vixe maria! saimos com o pequeno baterista com 5 dias, precisamos ir ao mercado comprar comida...certo, certo....ouvimos muito: "tão pequeno! já saindo com ele?"
    mas se os outros soubessem do sossego que ele fica na rua, adora sair...os bebes viveriam nas ruas! viva!

    ResponderExcluir
  3. E quando vai na pediatra, vai como? Numa bolha? Saímos com a Lê quando ela tinha dias tb, pra andar na rua com a Suzie. Sempre tem que olhe torto mas, acho que na rua é muito mais saudável que num shopping fechado. E desde dos 15 dias ia nos parques.

    ResponderExcluir
  4. Pode comentar atrasado?
    Não sei...
    O Antonio nasceu de parto domiciliar por ser a única opção válida p mim, na minha cabeça não foi uma escolha, foi apenas o óbvio e dentro desse pacote de toca sempre esteve ( muito além do q dizem a família e outros) q no mínimo um mês entocado, para ir acostumando com os barulhos, os cheiros, as formas, o mundo ir se ampliando aos poucos, ir se abrindo e tb por eu não estar preparada para lidar com a fome o sono o choro a irritação o sorriso, enfim toda nossa descoberta íntima no meio da rua, ou dentro de um ônibus pois não temos carro, e ainda mais com todas as velhas e mulheres q não se controlam e vão direto agarrar as mãozinhas dele como se fosse passe livre de rodoviária...
    Agora ele tem três meses e fazem dois meses q já andamos de ônibus, visitamos pessoas, vamos ao gama, anadamos mais de ônibus...viajamos de avião...
    tudo com calma, tudo junto. Acho q foi essencial assim, sem pressa de ir ao médico, sem pressa p vacinas, sem pressa p passear.
    Beijos

    ResponderExcluir