segunda-feira, 2 de novembro de 2009

me preparando para chutar alguns baldes




há um bom tempo contestar coisas "incontestáveis" é uma das coisas que eu mais gosto de fazer.
não pelo simples fato de ser do contra, nada disso; eu apenas não engulo as coisas tão facilmente assim.
meu pai tem uma generosa parcela de (boa) culpa por isso. desde pequeno ele sempre me ensinou a perguntar porque tal coisa era assim ou assado, a não dar amém pra tudo que eu ouço.


aí eu tenho um filho e cada vez mais eu ouço, de todos os cantos, coisas que me soam como papagaiadas que essa meleca chamada senso comum instituiu como verdade.


e o engraçado é que as pessoas questionam a nanã e eu por certas decisões com base em nada mais que... o senso comum! e vai explicar pra pessoa que não tem problema nenhum em sair com a criança recém-nascida na rua, mesmo sem tomar vacina, que não é uma boa idéia dar chupeta, etc, etc.


as que mais tenho ouvido são:
- o leite da mãe é fraco (juro que não consigo entender essa)
- quanto tempo ele tem? nossa, já estão saindo com ele na rua?!
- ele tá chorando muito, né? por que não dão uma chupeta ao menino?
- tem que apertar o umbigo pra ele não ficar pra fora
- faz mal deixar o bebê na vertical no seu colo, porque faz mal pra coluna dele
- não vacinou ele ainda?! por que não? tem que vacinar!
- o bebê tem que beber água quando tem sede
- e a lista segue...


nas próximas semanas quero me dedicar a estudar cada uma dessas "verdades" que foram instituídas pelo senso comum e postar aqui o que eu descobri ou não a respeito.
até então, todas as que listei acima são balela, são achismo da nossa sociedade e simplesmente se tornaram senso comum.


questionar o senso comum faz bem.
acompanhe.

Um comentário:

  1. Essa do umbigo me dói na alma. Já ouvi também que não pode deixar o menino chorar muito, senão o umbigo fica pra fora (por isso a chupeta é tããão crucial, entende?).
    Avemariacheiadegraçamelivredaignorânciaporfavor.

    ResponderExcluir