segunda-feira, 30 de novembro de 2009

balde 3: o leite materno é fraco (?)





já ouço de algum tempo (antes de planejarmos ter um filho) essa história de que o leite da mãe "é fraco", que é melhor dar comida logo para o bebê, que não há mal nenhum em desmamar a criança logo nos primeiros meses de vida, etc etc.

como esse é um assunto muito delicado, começarei delicado como um elefante: a organização mundial da saúde enfatiza categoricamente que a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida do bebê.
o dicionário houaiss define a palavra "exclusiva" como: 'que exclui, que elimina; que é privada ou restrita'.

ou seja, durante os primeiros seis meses, apenas leite materno, nada mais.

mas ainda rola um mito de que é melhor complementar a alimentação com outros alimentos e até vitaminas e suplementos infantis, na expectativa de prover o melhor para o bebê. porém, não há nada que um bebê precise mais nos primeiros meses que o leite de sua mãe.
além de ser rico em gordura, proteína e cálcio, que ajudam o bebê a crescer e a ganhar peso naturalmente, o leite materno é a principal fonte de anticorpos que a criança tem para os primeiros meses ou até anos de vida.

em muitos casos, várias mães e pais caem no conto dos (maus) médicos que dizem que a criança deve tomar algum leite artificial para ajudar em sua alimentação e por isso contribuem para o desmame precoce de seus filhos.

pra piorar, há ainda há quem diga que deu mesmo leite artificial pro seu filho, entuchou comida cedo e "ele está bem". em primeiro lugar temos que definir de uma vez por todas o que é estar bem.
vejo várias pessoas que dizem ter mamado por pouquíssimo tempo quando bebê e que não tem perfeitas condições de saúde ou que tem grande dificuldade de aprendizado por não terem desenvolvido plenamente sua capacidade intelectual; em outros casos, pessoas com imunidade super baixa, que adoecem facilmente, o que pode ser reflexo de pouca ingestão do leite materno.
como as pessoas insistem em dizer que está tudo bem?  juro que não consigo entender isso.

além da amamentação exclusiva por seis meses, a orientação é que após esse período seja feita a introdução de outros alimentos, porém mantendo o aleitamento materno por até os dois anos de idade da criança, aproximadamente.

o ministério da saúde do brasil criou agora em 2009 um documento científico para divulgar aos médicos sobre a importância da amamentação e os risco do desaleitamento materno precoce intitulado "a legislação e o marketing de produtos que interferem na amamentação: um guia para o profissional de saúde".
logo no começo esse material diz:

“embora o leite humano e a prática de amamentar sejam o melhor, muitas crianças são desmamadas precocemente e alimentadas com substitutos do leite materno com a utilização de mamadeiras. a substituição dessa prática natural representa importante fonte de lucros para produtores e distribuidores desses produtos. assim, uma eficiente promoção comercial utilizando técnicas de marketing abusivas é atitude que necessita ser controlada também pelos responsáveis pela Saúde Pública (...)”.

nos faz pensar, não?
abraço

-----
* link para a publicação do ministério da saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/legislacao_marketing.pdf

4 comentários:

  1. O leitinho da mamãe é o que há!
    Eu e o Tito agradecemos a Deus por essa oportunidade linda de estarmos conectados (literalmente, rs). Acho que tem isso também Fe, o amor, o carinho que a gente troca nesse momento! Trocamos olhares, carinho, ele sorri... certamente nesses momentos ele sabe que é amado, muito mais do que se tivesse se alimentando através de um bagulhinho de borracha. Quando ele aprender a falar ele pode contar pra gente o ponto de vista dele, rsrs!
    Beijoteamo.

    ResponderExcluir
  2. Já li também que os bebês que não se alimentam de leite materno tem maior tendência a se tornarem crianças, adolescentes e adultos obesos. E, junto a isso, problemas cardíacos, de circulação e em alguns órgãos vitais.

    Amamentar é tudo de bom! Fico triste quando vejo alguém dando mamadeira pra bebês novinhos... a Lê tomou mamadeira depois dos 10 meses, pq ela não queria mais saber de mim =( Hoje, não toma mais esse bico de plástico e, com o próximo, nunca usará mamadeira.

    Estou adorando esse blog!

    ResponderExcluir
  3. Amamaentação não é só alimentar é amar, se doar, é dengo, carinho, chamego, remedio, curativo, vai muito alem do que possamos imaginar!
    Aqui amamento meus dois filhos o Pedro Cirilo de 2 anos e o Caetano de 2 meses sem interromper na gravidez!
    E já que vc gosta de pensar, gostaria que vc pesquisasse um pouco mais sobre a introduçãao de alimetos depois dos 9 meses!
    eu costumo dizer que sou a favor do alitamento materno exclusivo no minimo até os seis meses, sem pensar no maximo, respeitando a vontade da criança comer, e afastando as possibilidades de alergia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fúlvia, obrigado pelos comentários de sempre.
    :D

    Caroliny, você tem algum texto ou material que eu possa me basear pra entender mais sobre a introdução de alimentos após os 9 meses? nunca tinha ouvido falar e gostei da idéia.

    ResponderExcluir